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Cap. II - Primórdios da Museologia em Portugal

N.º 3 (2016): O Património Artístico das Ordens Religiosas - Edição especial

O marquês de Sousa Holstein e a formação da Galeria Nacional de Pintura da Academia de Belas-Artes de Lisboa

DOI
https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.74
Enviado
July 31, 2022
Publicado
2016-07-31

Resumo

Neste texto definimos e sintetizamos algumas ideias centrais da Galeria Nacional de Pintura da Academia de Belas-Artes de Lisboa, da formação do seu acervo a partir de 1834, com a extinção das ordens religiosas, até à abertura do Museu Nacional de Belas Artes e Arqueologia, em 1884. Em análise estão 50 anos de esforços empreendidos por vários agentes, com destaque para o marquês de Sousa Holstein, vice-inspetor da Academia, em prol da organização, conservação, exposição, estudo, promoção e divulgação do seu acervo, assim como do seu enriquecimento por meio de transferências, aquisições ou doações que estão na origem do mais relevante museu público de arte nacional.

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