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Artigos

N.º 9 (2019): Arte & Imagem

“Excellentes Reproducções de Trabalhos Antigos em Marfim”. Os Fuctile Ivories do Museu Nacional de Arte Antiga

DOI
https://doi.org/10.37935/aion.v0i9.239
Enviado
August 3, 2022
Publicado
2019-12-27

Resumo

As reproduções de objetos artísticos em gesso, galvanoplastia ou fotografia assumiram-se como instrumentos fundamentais no quadro da museologia da segunda metade do século XIX, mais especificamente no contexto das práticas colecionísticas, expositivas e pedagógicas dos museus de artes ornamentais, industriais ou decorativas. A Academia Real de Belas-Artes de Lisboa (ARBAL) formará coleções desta natureza, seja para fins de ensino académico ou fins museológicos. No presente texto debruçar-nos-emos em torno de uma coleção inédita de trinta e duas peças em gesso que reproduzem placas de marfi m esculpido – os designados fictile ivories –, atualmente no acervo do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), e que resultam de uma importante oferta do South Kensington Museum de Londres, em 1866, à Academia Real de Belas-Artes de Lisboa. Analisaremos o fenómeno da importância internacional das reproduções, a oferta realizada pelo museu londrino, a especificidade dos fictile ivories neste âmbito e, considerando as limitações de uma investigação ainda em curso, apresentaremos alguns dados de caraterização desta coleção.

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