Saltar para menu de navegação principal Saltar para conteúdo principal Saltar para rodapé do site

Artigos

N.º 8 (2018): Identity(ies) of the Azulejo in Portugal - Special Issue

Azulejo Publicitário em Portugal: uma Identidade Singular

  • Cristina Carvalho
DOI
https://doi.org/10.37935/aion.v0i8.219
Enviado
August 2, 2022
Publicado
2018-12-30

Resumo

Em meados do século XIX, quando o azulejo é transposto para o exterior dos edifícios, cobrindo fachadas, emergiu uma singularidade na sua produção: a sua utilização como suporte publicitário. Numa fase inicial, a partir do terceiro quartel do século XIX, observam-se pequenos cartazes em azulejo, meramente informativos, integrados nas fachadas, referindo apenas produtos, lojas, serviços ou oficinas. Desde então, até meados do século XX, este género de painéis continuou a ser produzido, renovando-se de acordo com os novos estilos artísticos e seguindo a evolução dos conceitos das artes gráficas e da publicidade. Trabalho tanto de artistas desconhecidos como de pintores ou designers consagrados, evoluiu do simples lettering para as coloridas e

exuberantes representações figurativas. Apesar do declínio sentido a partir de meados do século XX, o uso do azulejo como suporte publicitário permanece ainda hoje. O presente artigo pretende analisar os painéis publicitários, uma singularidade no contexto da produção de azulejos aplicados um pouco por todo o país, relacionando-os com a identidade artística portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.